sexta-feira, 20 de junho de 2008

Firefox no livro dos Recordes



O browser Firefox extra-oficialmente já está no livro dos recordes como o software mais baixado do mundo em 24 horas no seu Download Day. Com 8,3 milhões de downloads em 24 horas (versus 1,6 milhões de cópias do Firefox 2) resta a confirmação de quantas cópias foram baixadas integralmente (não vale update e nem parar no meio) para garantir o recorde no Guinness. Veja a evolução de downloads em tempo real.

Conforme a Guerrilhapédia, Enciclopédia do Marketing de Guerrilha, ações de Maior, Menor, Mais Pesado, Mais Comprido, Mais Gente etc é uma excelente estratégia para conseguir mídia espontânea e awareness para uma marca ou produto.

No caso do Firefox, este tipo de ação funciona muito bem por reativar a chamada Guerra dos Navegadores contra o líder de mercado Internet Explorer, facilitando a convocação de pessoas, que acreditam ser o Firefox o lado bom e independente, para ajudarem na quebra do recorde.

Este tipo de convoção “puxando pelo orgulho” aconteceu também quando batemos o recorde de maior saco de pipoca do mundo (veja foto). Na época, o maior jornal gaúcho, o Zero Hora, publicou em sua contra capa:

E mais uma vez o mundo se curva ante a pujança da inventiva brasileira! Na quinta-feira passada, Porto Alegre sediou a quebra de uma marca importantíssima: batemos o recorde de maior saco de pipocas do mundo.
O feito deve-se à empresa de telecomunicações BrTurbo responsável por encher um sacão de 4,18 metros de altura e cerca de 23 metros cúbicos de área com 1,04 tonelada de pipocas estouradas. Com o nobre feito, a BrTurbo tirou o recorde dos ingleses - que, há três anos, haviam completado um saco de 3,6 metros de altura com 22,2 metros cúbicos de pipocas, na Leicester Square, em Londres. Agora, a distinção gaúcha vai para o Livro Guinness dos Recordes.

abs, Gfortes

Fonte: Blog de Guerrilha.

Nenhum comentário: