No curso sucesso com software, quando é tratado sobre publicidade, menciono que é preciso deixar o serviço de criação para profissionais especializados na criação de peças publicitárias. No entanto, por uma questão de verba muitos estão produzindo suas próprias peças de anúncio e enviando para avaliação. Este artigo tem como objetivo ajudar nesta elaboração e fazer uma reflexão sobre a criação de anúncios publicitários.
É preciso imitar os grandes
O primeiro passo é observar e imitar os grandes. Isso mesmo. Observar e imitar os grandes. Aposto que muitos têm revistas de informática com anúncios de software em suas áreas. Pegue dois anúncios de software que mais agrade e observe e tente fazer igual, não para você, mas como exercício. Observe tudo. Uma vez feito, agora sim crie um para você, imitando estes dois, ou o que de melhor há nos dois juntos. Não sinta vergonha de imitar, somente os tolos não se elevam à altura de imitar os grandes. E depois, com o tempo, imitando um, e mais outro e outro. No final você não irá parecer com nenhum deles, tendo criado o seu próprio estilo e repertório de técnicas.
Sei que nesta época da era da criatividade este conselho pode parecer um absurdo. Querem que os aprendizes criem a partir do nada. A quantidade de banalidades produzidas com este pensamento é imensa. Não seguem as tradições dos grandes e só criam banalidades. Neste curso e na vida prática, voltemos à velha arte de criar algo novo sim, mas com referência e aprendizado através grandes.
O que um anúncio deve ter
Na propaganda um anúncio deve ser AIDA. Que Significa:
A – Atenção.
I – Interesse.
D – Desejo.
A – Ação.
Um anúncio deve despertar estas 4 palavras em quem lê. Vamos discutir cada um dos pontos:
Atenção
A peça publicitária deve chamar a atenção da pessoa bem rápida. Geralmente você tem 20 segundos para isso. É praticamente uma passada de olhar. Por isso uma frase, um slogan cativante que chame a atenção de quem recebe o anuncio.
Interesse
Uma vez chamado a atenção, é preciso despertar o interesse na pessoa de ler o anuncio. Aqui é necessária uma segunda frase que desperte este interesse.
Desejo
Conseguimos a atenção, despertamos o interesse, agora devemos despertar o desejo pelo nosso produto. Agora sim, devemos informar o que há no sistema em tópicos, que tipo de empresas usa e os principais clientes e o que o software – resumidamente – pode fazer pela pessoa ou empresa.
Ação
Aqui devemos dar o telefone, o site, enfim, onde encontrar o produto. Oferecer algo que faça a pessoa atingida pelo anuncio a tomar alguma atitude, seja telefonar, entrar no site pra ter mais informações, baixar uma demonstração, agendar uma visita de apresentação, ir conhecer a empresa, enfim, incentivar alguma ação de quem lê o anuncio.
Um anúncio deve seguir a AIDA, mas não devemos limitar a criação. Mas aos inexperientes, vale a máxima da imitação, para criar um anuncio agradável.
Um software único ou uma linha de softwares da empresa?
Muitos criam peças focando o software principal da empresa e, como sobra espaço, citam outros produtos. Isso é errado. Ou anuncia um único software, ou anuncia a linha de softwares da empresa, sem destacar nenhum, apenas dando informações rápidas e curtas sobre os mesmos. Os dois ao mesmo tempo torna a peça publicitária muito pesada e pode desanimar quem lê.
É mais agradável de ler o anúncio quando ele é focado, e usa menos textos. O pouco é muito.
Quanto investir em publicidade?
O ideal é investir um mínimo de 3% do faturamento mensal em publicidade. Este investimento não precisa ser mensal. Pode acumular o valor de investimento em publicidade de cada mês para fazer uma boa campanha em períodos que valem a pena investir em publicidade. Os melhores períodos já foram discutidos no curso e por isso você já sabe. Você também pode firmar parceria com fornecedores de equipamentos para as empresas do setor que atende para que a verba em publicidade seja maior, sem a necessidade de investir mais de 3% do faturamento mensal. Como uma loja varejista ou indústria de automação comercial.
Espero que estas dicas e as dicas do curso possam ajudar na criação de suas peças publicitárias.
Dicas para a criação de anúncios
Além do que já mencionado, aqui vão algumas dicas de layout e vale para sua observação aos anúncios de software:
- Espaço de arejamento: Os textos e imagens devem ter um espaço de arejamento de no mínimo 1 cm entre eles.
- Não é preciso usar textos justificados, hoje em dia vale a liberdade de formatação dos textos. Um texto justificado somente na base de um anuncio, caso deseje sugerir solidez.
- Não escreva “Telefone”, “Fax”, “E-mail”, “Site”. São palavras desnecessárias que aumentam a poluição num layout de um anuncio. Todos sabem que o que começa com www é um site, que possuem @ é e-mail, que começam com o DDD é um telefone. Muito menos use símbolos que demonstrem que determinada coisa seja ou “Telefone”, ou “Fax”, ou “E-mail” ou “Site”.
- Quanto menos textos tiver seu anuncio, melhor. Revise no mínimo 3 vezes seu texto e retire o máximo possível de palavras e frases que podem ser desnecessárias.
E mouse a obra!
Espero que este artigo tenha ajudado aqueles que estão criando seus anúncios por conta própria. Continuem mandando pra mim que auxilio. E muito obrigado pelos feedbacks do curso. Em breve usarei para aumentar minhas vendas também. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário