No curso Sucesso com Software falamos de vendas pela internet, tratamos de site, mas não falamos de blogs.
Além do site da empresa ou do software, vale a pena criar um blog específico? A resposta é sim. O blog tem como objetivo conversar com os usuários ou possíveis usuários. Ele permite que se tenha um feedback em seus posts. Hoje diversas empresas dos mais diversos setores utilizam os blogs para conversarem com seus usuários, clientes e até mesmo com o pessoal interno da empresa.
O blog podemos publicar de forma dinâmica artigos de interesse do nosso público, podemos indicar links, fotografar nossos clientes contando suas histórias e mostrando o funcionamento de nossos softwares nos clientes, podemos dar dicas de como utilizar melhor nossos software e até mesmo de informática em geral, podemos divulgar eventos dentro da própria empresa, fazer promoções exlusivas tudo em tempo rápido e fácil, enfim, as possibilidades são infinitas.
Por isso, pense desde já a criar o blog de sua empresa ou de seu software, além do site é claro. Lembre-se que o blog deve criar um relacionamento com as pessoas. Não deve ser uma ilha isolada.
A seguir um artigo publicado pelo site/blog Outrolado (http://www.outrolado.com.br/) com algumas dicas de como divulgar seu blog ou site que complementam o que quero dizer e o conteúdo do curso.
Boa leitura e mouse a obra!
Como divulgar seu blog ou site - 25 técnicas que funcionam
25 maneiras de divulgar seu blog e fazer o fluxo de visitantes aumentar considerávelmente.
Desde o dia em que comecei a blogar, isso já faz uns 4 meses, venho navegando por blogs atrás de temas, plugins, scripts e principalmente tutoriais pelo menos 6 horas por dia e é dessa experiência que trago essas dicas de como promover seu blog e aumentar suas visitas pois este foi o assunto mais encontrado, porém o mais pobre em dicas que encontrei por ai.
01. Escreva muito e sempre – Um blog é uma página de registro de algo e deve ser atualizado sempre. O meu conselho é que seja atualizado pelo menos uma vez ao dia.
02. Escreva algo que preste - Esse é o tal do conteúdo relevante que todos falam, mas poucos fazem e talvez seja por isso que os blogs estão ganhando fama de “não confiáveis” visto que muitos blogueiros muito mais interessados em ganhar uma grana com os programas de monetização do que em construir uma reputação, escreve algo do tipo: - Um ótimo plugin para … Veja mais em www…
Ao invés disso, escreva tudo sobre o plugin, como instalar, configurar, quem desenvolveu e com links para Download.
03. Cadastre seu blog em diretórios específicos para blogs – Os mais famosos são:
http://www.blogarama.com/ - Em Inglês
http://www.mybloglog.com/ - Em Inglês
http://www.technorati.com/ – Em Inglês
http://www.blogblogs.com.br/ – Em Português
http://www.buzzca.com.br/ - Em Português
Não há necessidade de sair por aí como um louco cadastrando seu blog em todos os diretórios que encontrar. Estes são os que darão retorno e olhe lá.
04. Cadastre seu blog em mecanismos de busca e ferramentas de indexação de URL.Google:
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html
Yahoo:
http://br.siteexplorer.search.yahoo.com/free/submit
Aonde:
http://www.aonde.com.br/cadastros.php
GigaBusca:
http://www.gigabusca.com.br/adicionar.cgi
BrBusca:
http://brbrasil.com.br/cgi-local/brbusca/submit/cadastro.cgi
05. Coloque na área “quem sou” / “sobre mim” do Orkut, MySpace, Facebook, Via6, Linkedin e outros, o endereço do seu blog.
06. Coloque na assinatura dos seus e-mails uma chamada para o seu blog:
“Leonardo Cabral
Agência Inovare – Marketing Digital e Design
(21) 4063-9573 / 9624-3060
inovare@aginovare.com.br
http://www.aginovare.com.br/
———————————————————————–
Leia Arsenal DigitalMarketing Digital;
Tecnologia e Internet
www.aginovare.com.br/arsenaldigital”
07. Cadastre seus artigos em sites publicadores / agregadores de notícias - Os agregadores que geram tráfego são:
Digg - http://digg.com/ - Em inglês
DiHitt - http://dihitt.com.br/ – Em português
LinkK - http://www.linkk.com.br/ – Em português
LinkTo - http://www.linkto.com.br/ – Em português
Rec6 - http://rec6.via6.com/ – Em português
Uêba - http://ueba.com.br/ – Em português
DoMelhor - http://www.domelhor.net/ – Em português
EuCurti - http://www.eucurti.com.br/ – Em português
Outrolado - http://www.outrolado.com.br/ – Em português
Minha Notícia - http://minhanoticia.ig.com.br/ – Em português
LonkTo - http://www.linkloko.com.br/ – Em português
Tentei insistentemente outros além desses, mas não geraram nem uma visita sequer.
08. Adicione uma chamada ao seu MSN, ICQ, Gtak, Yahoo Messenger e afins:
“visite meu blog: www.aginovare.com.br/arsenaldigital”
09. Depois que você tiver pelo menos dez artigos decentes publicados, envie um scrap para todos os seus amigos falando da existência de seu blog - Faça o mesmo com sua lista de e-mails e repita esse processo de tempos em tempos (de 3 em 3 meses está ótimo).
10. Publique pesquisas e estatísticas sobre assuntos relacionados ao seu blog - Os leitores adoram esse tipo de post e são ótimos para serem publicados no Uêba, por exemplo.
11. Ofereça coisas gratuitas.
Blog sobre negócios: tabelas em excell, cartilhas …
Blog sobre internet: plugins, downloads …
Blog sobre tecnologia: ringtones, walpapers
Use sua criatividade!
12. Invista parte de seus ganhos com seu blog em publicidade on-line – Algumas formas de divulgar seu blog são:
Anuncie em links patrocinados no Google, Yahoo, MSN e outros;
- Links patrocinados no Hotwords;
- Banners na Rede Afilio ou direto em sites e blogs;
- Artigos pagos;- E-mail marketing com bases alugadas ou montadas por você mesmo com TOTAL autorização do destinatário.
Continue lendo este artigo em: http://www.outrolado.com.br/Artigos/como_divulgar_seu_blog_ou_site__25_tecnicas_que_funcionam
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Blog da empresa ou do software, vale a pena ter um?
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