Chegamos à parte final do livro, com dicas sobre começar aos poucos, lidar com o cliente que não quer contrato e saber reconhecer quando você não pode atender a expectativa.
Por Carlos Nepomuceno
Um contrato é a experiência acumulada de sua empresa em forma de cláusulas. Tenha em mente que você não está fazendo um site ou um sistema para o cliente, mas cumprindo um contrato de um site ou sistema.
Desconfie do cliente que não quer contrato
Fechar projeto sem contrato é algo temeroso, tanto com clientes novos, que você não conhece, como com antigos, quando certa intimidade pode criar um clima pouco profissional.
O contrato será sempre a referência do que foi acordado. A falta de contrato favorece quem paga, que tem a força de pressão, pois está pagando.
Comece com pequenos contratos
Para quem começa, é melhor pequenos contratos para amadurecer as cláusulas, do que grandes mal fechados.
Geralmente, um cliente novo e experiente tenderá a lhe dar algo pequeno para depois ir adiante com novos, procure, assim, se estiver começando, não forçar a ampliação do escopo.
Contratos menores e mais rápidos são mais fáceis de se ganhar dinheiro dos que os muito grandes, principalmente, para quem não tem experiência.
Assuma que não pode atender a expectativa do cliente, quando for o caso
Avalie, de pronto, se a expectativa será atendida com o seu trabalho e caso não seja, aponte os problemas e sugira nova abordagem, ou mesmo diga que é incapaz para atendê-lo, até indicando outra empresa.
Ele lembrará de você quando precisar de algo na sua área.
Conclusão
Um contrato quase perfeito é aquele que ambas as partes saem satisfeitas ao final.
Portanto, o bom contrato parte do princípio que haverá diversas etapas que darão às partes a possibilidade de saber se estão no rumo certo, evitando problemas de falsas expectativas.
Para o prestador, é a certeza que irá receber ao longo do projeto. E para o cliente de que está recebendo o serviço combinado.
Nossa cultura brasileira não é a de empresários, mas sim de funcionários que ganham salário no final do mês.
Assim, você só vai ser remunerado, conforme a sua capacidade de delimitar e cobrar bem pelos seus serviços e se ater estritamente ao que foi combinado.
90% dos problemas que ocorrem em projetos são o resultado de contratos mal feitos!
Ou seja, o trabalho de um prestador de serviços web começa sempre quantificando o que será entregue. Enquanto isso não acontecer, você vai trabalhar de graça, pagar para trabalhar ou ganhar muito pouco.
Discutir tudo na elaboração do contrato terá forte impacto no resultado final, garantindo, aliás, novos clientes, a partir da indicação daquele que ficou satisfeito.
O contrato, por fim, é algo que deve sempre ser aprimorado, pois a cada problema, novo item deve constar dos futuros. É peça viva, como software, que deve ser sempre aperfeiçoada a cada tropeço.
Boa sorte! [Webinsider]
domingo, 25 de maio de 2008
Em busca do contrato perfeito - considerações finais
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