Este artigo tem como objetivo um bate papo sobre inovação de software. Quando quero dizer inovação é o lançamento de um software ou modelo de negócio baseado em software que não exista no mercado. Durante muitos anos sempre duvidei da premissa máxima de que os profissionais de marketing criam produtos que “as pessoas não precisam”. Oras, se não precisassem não consumiriam. Outros dizem que “cria-se necessidade”, mas como assim? Quem disse isso é porque não tem necessidade de algo que criaram, mas tem quem possua esta necessidade.
Vamos aos modelos de negócios baseados em software: o YouTube, por exemplo, já existiam vídeos pela internet antes do YouTube, mas foi preciso a criação deste serviço de armazenamento e a explosão de filmadoras em outros dispositivos para se tornar o grande sucesso. Talvez se o YouTube não tivesse sido criado, até hoje os vídeos on-line não teriam explodido como hoje. Antes do Google os sites de busca não sabiam como gerar receitas além do banner, hoje o Google é um dos 5 maiores grupos de mídia do mundo em apenas poucos anos e todos os outros buscadores copiam suas inovações, como os links patrocinados.
Hoje empresas de propaganda estão criando divisões que chamam de “digitais” responsáveis em desenvolvimento de software focado em mídia on-line, como Gadgets e widgets como soluções de mídia e comunicação. Bancos, grandes empresas, portais de conteúdos, bandas e tantos outros procuram por estes novos tipos de aplicações – alguns on-line outros para desktop – que são as grandes febres do momento e que ajudam a comunicar e criar relacionamento digital.
Se observarmos todas estas inovações baseadas em software, perceberemos que as pessoas precisam sim e que não foram criadas necessidades. Ok, alguns criaram mercados novos, outros foram baseados em mercados que já existiam mas não possuíam uma solução definitiva para a grande explosão destes mercados.
Quando comecei com informática, ficávamos esperando ansiosos os lançamentos da nova versão do DOS, e para distrair desenvolvíamos jogos de computadores
Se observarmos muitas das chamadas “inovações tecnológicas”, são na verdade uma evolução do que já existia. O curso à distância era por correspondência. Jogava-se xadrez por correspondência, uma partida podia levar anos para ser concluída, quando concluía. Todas estas inovações são baseadas em software.
Até o momento falei sobre software como modelo de negócio. Vou falar agora de software como serviço, também conhecido como Saas. Onde os usuários passam a assinar um determinado software. Que o grande ideal, porque existe diversas vantagem tanto para usuários quanto para desenvolvedores e empresas de software. Como você pode ler neste artigo linkado.
O mercado nunca foi tão bom em relação a software como é hoje. Há muito espaço para os mais variados tipos de software e modelos de negócios baseados
A questão central deste artigo é o desenvolvimento de novos produtos. Quando digo novos produtos, quero dizer a criação de novos mercados. Questão que ainda não abordei no blog.
Um livro interessante sobre o assunto é “Estratégia do Oceano Azul”. Quem tiver a oportunidade de ler este livro: leia. É o melhor livro sobre inovação que já li.
Existem diversas formas de criar um novo produto e/ou um novo mercado. É impossível falar deste assunto num simples artigo. Mas vamos a algumas observações:
- Pesquisa – Fazer pesquisa com consumidores para saber suas necessidades. Pode-se até fazer este tipo de pesquisa com questionário. Mas acredite, as pessoas não conhecem suas reais necessidades. É preciso saber observar, sem fazer a pergunta direta.
- Imitação – Muitos tentam criar o novo imitando os grandes e melhorando. É sem dúvida o caminho mais fácil para a inovação. Devemos imitar sim. É imitando os grandes que chegamos à grandeza. Mas este tipo de estratégia dispendem de recursos e persistência além da capacidade das empresas. Por isso é muito difícil. Como exemplo, temos diversas variações do YouTube. Muitas chegam a ser até melhores, mas dificilmente irão tomar o mercado do líder.
- Sucessos no exterior – Muito cuidado com a importação de modelos de negócios que funcionam bem no exterior. Podem não funcionar para o público brasileiro. Apesar de ouvirmos desde crianças que “recebemos influência americana”, essa é uma das mentiras que de tanto repetidas acabam virando verdades em nossas mentes, mas somente em nossas mentes. Pode até ser que recebemos muitas influências, mas não somos iguais, de forma alguma, em muitos aspectos. Muitos modelos de negócios ou softwares que fazem sucesso lá fora, podem não fazer por aqui. E vice-versa. Se for imitar, faça adaptações.
Basicamente, aquele que busca a inovação deve ser bom senso de observação.
Fazer braimstorm, escrever suas idéias, buscar conhecer tudo e de tudo, ler bastante, estudar, viajar, conhecer lugares e pessoas novas e praticar, praticar e praticar. O curso Sucesso com Software, só vem a ensinar o marketing focado em software. A inovação é você quem faz.
Um abraço e fique com Deus.
Ramos de Souza Janones
Um comentário:
Parabéns!
Com certeza será mais um sucesso.
Eu torço e sou fã de carteirinha!
Eu gostaria de conhecer seus softwares, pois sou analista de sistemas e presto serviços para várias empresas na minha cidade e sinto a carência de softwares para meus clientes.
Postar um comentário