quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A arte da guerra

"Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas." - Sun Tzu.

É comum empresários terem como um dos livros de cabeceira o livro "A arte da guerra", de Sun Tzu. Porque exatamente é isso que é o mercado: guerra.
O vídeo postado logo a baixo, conta a história da guerra dos browsers entre a Sun e a Microsoft, e faz parte de uma série de documentários apresentados pelo Discovery Channel, todas as quintas às 23 horas, que vale a pena assistir.
Sun Tzu, sem querer escreveu um excelente livro de marketing e de mercado, independente de seu conceito histórico, é muito atual.
Criamos o curso Sucesso com Software percebendo a lacuna que existe no mercado com temas focados para empresas e profissionais de software. Colocamos nossa experiência de mercado, a minha como publicitário (também) e estudos de casos de outras empresas para ilustrar os conceitos apresentados no curso. Tratamos este tema, sim, como guerra. O mercado hoje se globalizou, os concorrentes estão famintos. Vimemos em um "mundo novo" espantosamente rico em informações e um mundo cada vez menor.
Além do que simplesmente vender (digo "simplesmente vender" pelo ato de apenas vender, afinal, vender é difícil) um dos objetivos do curso é ensinar ao aluno a enxergar o mercado, seus concorrentes e poder dar a possibilidade deles próprios criarem suas estratégias de mercado e ataque a concorrência. Sempre ilustrando com diversas estratégias. Isso é guerra.
Claro que também ensinamos partes burocráticas, como aspectos legais de software e de empresas, elaboração de plano de negócios, quanto cobrar, et al. E aspectos que ajudam a aumentar a venda - além da estratégia de guerra - que é a propaganda, que também é utilizada como ferramenta de uma guerra. Basta observar a partir da 1a. Guerra Mundial, até as guerras atuais: uso de rádio pra comunicar com a população, panfletos, et al.

Vamos iniciar na semana que vem, uma série de novos estudos de casos aqui no blog. Alguns casos não poderei dizer quais são as empresas mencionadas outros estudos sim. Também vamos falar sobre comportamento do consumidor em relação a algumas ações. Então, até a semana que vem!


"O verdadeiro objetivo da guerra é a paz" - Sun Tzu

Nenhum comentário: