O termo criar, segundo o dicionário Michaelis, significa
Dar existência a, tirar do nada.
Ou seja, inventar algo, gerar uma idéia, conceito, solução, tendência de onde não existe nada. Ser 100% original.
Do outro lado do ringue, temos a palavra do momento, a tal da inovação. Já repararam a quantidade de empresas hoje que possuem um departamento (ou consultor) especialmente para inovar? Apelando ao bom Michaelis, temos:
Inovar: I. Tornar novo; II. Mudar ou alterar as coisas, introduzindo-lhe novidades.
Basicamente, na percepção deste que vos escreve:
- Criar é: um novo caminho.
- Inovar é: um novo jeito de caminhar.
As grandes empresas, por mais que continuem investindo, entenderam que ser 100% original sempre não é fácil (diria que é muito difícil, praticamente impossível) e sabem que o importante é conseguirem se reinventar quando necessário, agregando valor ao que, pela entropia normal do mercado, tende a se desvalorizar.
Todos são bombardeados com as mesmas informações e o diferencial acaba consistindo no trabalho mental realizado na absorção e aplicação das informações obtidas.
A criação, em seu sentido literal e mais profundo, definitivamente não te pertence mais! Pelo menos, infelizmente, para a grande maioria dos casos.
As empresas que têm um poder de inovação maior conseguem se destacar no mercado. Um exemplo básico? Apple e o seu iPhone. Inovaram na forma de se caminhar na estrada da telefonia móvel. (OK, o iPhone mesmo que não tenha recursos de outros smartphones, tem o remelexo de um Michael Jackson em seus tempos áureos, diferente da cintura de pedra dos outros aparelhos, o que o torna um parceiro bem atrativo).
A Apple contribuiu, neste caso, para a formação de um novo público, o qual é atraído cada vez mais pelo fator “usabilidade”, que torna target de seus produtos uma massa que até então estava bastante distante ou avessa à tecnologia.
Quanto mais fácil, mais vovozinhas e netinhas entram no bolo. Os números (e o frenesi) do mercado mundial falam por si só, não acha?
Se a sua empresa continua trabalhando com as mesmas premissas de cinco anos atrás, muito cuidado. O mercado muda em uma velocidade absurda e seus concorrentes com certeza já se apropriaram do conceito de inovação e, se ainda não lançaram mão, já planejam colocá-lo em prática.
Caso você ainda não tenha detectado nenhum movimento, aproveite e seja o primeiro. Veja o mercado como uma grande corrida de obstáculos, na qual ter a maior perna e o maior impulso não bastam, você também precisa de velocidade!
É importante destacar que, para o mercado, não necessariamente inovar é lançar algo novo. Possivelmente, inovar internamente também irá gerar resultados exponenciais. Afinal, quando melhora algum processo, reduz custos e agrega qualidade ao produto/serviço, você também cria uma nova percepção por parte do consumidor e fomenta ainda mais o acesso aos seus produtos/serviços por quem precisa deles. A inovação é um dos elementos do combustível que tornará seus produtos/serviços mais competitivos. Seja a inovação um processo realizado para dentro ou para fora da empresa, ou melhor, nos dois sentidos.
Como falar é muito fácil, vou deixar cinco dicas de como inovar, ou pelo menos, despertar esse sentimento em sua organização.
1. Convoque sua equipe e questione-os: como podemos fazer o que fazemos de maneira diferente, para melhor? Por mais que as pessoas (boa parte das organizações) sejam pagas para usar as mãos, muitas delas esperam as oportunidades de lhe oferecer suas mentes. Aproveite a chance!
2. Analise o que os concorrentes estão fazendo. Às vezes, quando você dá alguma idéia, outra pessoa acaba usando-a como trampolim para algo muito maior. Faça o mesmo;
3. Faça o fluxo reverso. Quando você tem o processo produtivo da sua empresa na cabeça, você acaba viciado pela cadeia de valor/processos. Inverta os papéis. Parta da necessidade do cliente, analisando como ele gostaria de interagir com seu produto/serviço;
4. Pergunte às pessoas de fora da empresa. Invista em pesquisas e fale com pessoas que não conhecem seu produto, como resolveriam uma determinada situação, na qual seu cliente em potencial se aplica. Pensar fora do quadrado é um dos pilares da inovação e talvez o quadrado seja justamente o limite imposto pelo seu conhecimento das rotinas e processos;
5. Por fim, crie uma rede de relacionamento com seus parceiros, os que geram produtos/serviços correlatos ao que você comercializa. Às vezes algum parceiro de processo percebe nuances do mercado que você mesmo não percebeu, pelo simples fato de que este é responsável por apenas uma parte do processo.
[Webinsider]
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Cinco dicas para sua empresa buscar a inovação
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