Como fazer um projeto decente para estruturar a sua empresa e buscar investidores
Eu sou pago para festejar e você também pode ser. Essa frase abre o plano de negócios da loja 1-800-PartyShop e dá uma idéia do que vem em seguida. Projeções financeiras mirabolantes tentam convencer investidores de que a empresa é uma mina de ouro. O documento hoje é parte de um museu montado pela universidade de Maryland, nos Estados Unidos, com centenas de planos de empresas falidas após o estouro da bolha da internet. Em sua curtíssima existência, a 1-800-PartyShop recebeu 2,4 milhões de dólares em aportes. Hoje, essa história dificilmente se repetiria. Levantar capital e iniciar um empreendimento depende, entre outras coisas, de um plano consistente e bem elaborado, onde excesso de otimismo não tem vez.
Peça fundamental para buscar capital de investidores, o plano de negócios também serve para avaliar as perspectivas e as estratégias do empreendimento. Ao elaborá-lo, o empreendedor tem a chance de testar a viabilidade do negócio e determinar com mais clareza o rumo a seguir. Com dez anos de experiência nessa área, Cláudia Pavani, uma das autoras do livro Plano de Negócios (Lexikon Editorial), explica que o documento ajuda a estabelecer metas e objetivos. Segundo ela, quando se coloca no papel o processo todo, há uma obrigação maior de cumprir as promessas e os resultados propostos.
Ser ou não ser
Para elaborar o plano de negócios é preciso fazer uma série de perguntas sobre sua trajetória, competências e fragilidades. Também é necessário saber qual o objetivo empresarial e a visão do mercado e da concorrência. Sobretudo, alerta Cláudia Pavani, planejar o crescimento da empresa reduz os riscos porque assim se conseguem antever situações adversas. O documento precisa, ainda, convencer sócios potenciais, público interno, clientes e fornecedores sobre sua viabilidade. As informações devem ser precisas e objetivas, e transmitir entusiasmo. O importante é apresentar informações reais, facilmente comprováveis. O tom deve ser empresarial, sem sentimentalismo. É fundamental evitar erros de gramática, que dinamitam a credibilidade.
Pesquisa de campo
Não se deve ter pressa ao elaborar um projeto de negócio. Há quem leve mais de um ano para concluir todas as etapas. As informações do mercado devem servir de base às projeções financeiras. Nem sempre esses dados são fáceis de obter. Muitas vezes, as informações precisam ser pesquisadas e analisadas. É preciso cuidado para não cometer erros como os que o consultor Marcelo Nakagawa, do Instituto Empreender Endeavor, se acostumou a ver ao longo de sua carreira: textos indecifráveis, análise de mercado malfeita, falta de foco e projeções financeiras não convincentes, que muitas vezes podem ser indícios de um negócio fracassado.Recomenda-se escrever o plano de acordo com as necessidades do público-alvo.
Se o leitor for um gerente de banco, o plano deve dar mais ênfase à parte financeira. Caso seja uma instituição governamental, ela vai analisar para quê será usado o dinheiro e como a empresa retornará o capital investido. Se o público-alvo for um parceiro, o foco deve ser o mercado e as oportunidades de lucro. Um fornecedor vai se interessar pela saúde financeira da empresa. O investidor está de olho em negócios com alto potencial de crescimento. As fontes de financiamento não vêem com bons olhos um plano distribuído a muita gente. Espere a resposta de cada instituição antes de passar à seguinte.
Três formatos
Não existe uma quantidade exata de páginas para o documento. Em tese, há três tamanhos com propósitos distintos. O plano completo serve para apresentar uma visão detalhada do empreendimento a um investidor. Pode variar de 15 a 40 páginas, mais material anexo. O plano resumido é usado para apresentar informações concisas. Nesse caso, o leitor poderá requisitar dados mais completos depois. Varia de 10 a 15 páginas. Já o plano operacional é utilizado para alinhar os esforços da equipe em direção aos objetivos estratégicos. Seu tamanho depende das necessidades do empreendimento.
Raio X da empresa
Veja quais são as partes de um plano de negócios
Capa
É o que pode definir se o projeto vai ser lido ou não. Invista numa forma limpa, com informações essenciais como o nome da empresa e do empreendedor.
Sumário
Coloque o título de cada seção e a página onde se encontra.
Sumário Executivo
É a primeira parte a ser lida por um investidor ou parceiro. Tem a função de convencer a pessoa a virar as próximas páginas. Deve conter uma síntese do plano, sem esquecer dados financeiros como investimento necessário, faturamento projetado e tempo de retorno previsto. O tamanho recomendado é de uma página.
Descrição da Empresa
É um sumário da empresa, seu modelo de negócio, estrutura, situação tributária e localização. Nesta seção se definem os objetivos de negócio, a missão, a perspectiva de crescimento e de faturamento dos próximos anos. É a base para o desenvolvimento das demais ações. Pode ter uma ou duas páginas.
Produtos e Serviços
Traz a descrição dos produtos da empresa, como são produzidos, ciclo de vida e tecnologias empregadas. Podem-se listar os principais clientes (se a empresa já tiver algum) e informar se a companhia detém marcas ou patentes. O ideal é que tenha no máximo duas páginas.
Estrutura Organizacional
Descreve como a empresa está organizada, seu número de funcionários, principais posições e o perfil dos profissionais. O tamanho máximo é de duas páginas.
Plano de Marketing
Aqui, aintenção é demonstrar que se conhece bem o consumidor-alvo por meio de pesquisas. É importante analisar o mercado, o consumidor, a concorrência e as formas de vender os produtos. Deve abordar seu diferencial competitivo, a política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção. Pode ter de cinco a seis páginas.
Plano Operacional
É a descrição do fluxo operacional do empreendimento, ou seja, do caminho percorrido desde a aquisição da matéria-prima até o produto pronto chegar ao consumidor. Pode incluir detalhes da cadeia de suprimentos, controle de qualidade, logística e sistemas de gestão. Pode ter de três a quatro páginas.
Plano Financeiro
Esta é a parte decisiva do plano. Deve apresentar em números todas as ações planejadas e as projeções futuras: como a empresa se comportará ao longo do tempo, análise do investimento, demonstrativo de resultados e projeções de balanços. Informar como a empresa está capitalizada, quanto precisa de investimento de terceiros, quando e com que propósito. Recomenda-se que contenha o fluxo de caixa com horizonte de três anos, estimativa de tempo para atingir o ponto de equilíbrio, lucratividade prevista e prazo de retorno do investimento.
Anexos
Esta seção contém informações complementares. Não tem limite de páginas. Convém incluir currículos dos associados, resultados completos das pesquisas de mercado e planilhas financeiras detalhadas.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Plano de negócios, eu?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário