sábado, 13 de dezembro de 2008

Modelo de negócio baseado em software: Gengibre

Cazé Pecini e Rodolfo Zikora, criadores do site Gafanhoto, se juntaram para um novo projeto: uma rede social em que usuários se comunicam usando a voz.

Com o nome de Gengibre, o serviço tem funcionamento bem simples: os internautas se registram no site, ligam para um dos telefones centrais e deixam suas mensagens vocais, que podem ser colocadas em público, ou não. “Para aliviar a garganta”, como o slogan sugere, o preço é de uma ligação local para celular oferecida pela operadora e parceira Claro, ou de interurbano se a cidade não constar na lista. As gravações também podem ser feitas via Skype.

É uma idéia bacana e que tinha que vir de alguém ligado à comunicação. Hoje temos a web bastante multimídia, com vídeos, áudios, animações, jogos, textos, hyperlinks, etc. Temos milhares de podcasts e rádios on-line.

Acredito eu, que a idéia era poder fazer na internet o que se faz no rádio: coberturas ao vivo por telefone. Algo que até então, pelo que saiba, não existia; ou se existia passou a ser democratizado com o Gengibre.

Agora cobertura de eventos e entrevistas inesperadas podem ser feitas com áudio através do Gengibre.

Os criadores ainda não sabem como ganhar dinheiro, segundo a InfoExame, mas esta parceria com a Claro é algo que já traz retorno e já existem campanhas publicitárias usando o Gengibre.

Este é um grande exemplo de negócio baseado em software. E, pelo que sei, a divulgação é feita por release com imprensa, blogs e redes sociais e na MTV, é claro. Assista ao filme:

Nenhum comentário: