terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Por que investir em SEO se eu já estou entre os primeiros?

Com o crescimento que o mercado brasileiro de Search Marketing (SEM) vem conquistando nos últimos tempos, as empresas e profissionais da área acabam deparando-se, com certa frequência, com situações que já foram enfrentadas por outros segmentos, hoje já consolidados, quando ainda encontravam-se num estágio de afirmação.

Se existe, por um lado, um grupo de grandiosas marcas que já aceitam e compreendem este tipo de marketing, utilizando-o para a manutenção de sua presença digital – como Volkswagen, Tecnisa, Americanas, Claro, GOL e Nestlé – há um grande conjunto de empresas que não dispõem de verbas milionárias de marketing e que, por isso, possuem uma cautela muito maior em seus investimentos.

É comum que, entre esses anunciantes, que o primeiro passo só seja dado após uma movimentação por parte da concorrência, mas a falta de conhecimento no real retorno do marketing para mecanismos de busca dificulta esta tomada de decisão.Em diversos segmentos, já é visível a evolução da atenção dada às ações de Links Patrocinados – principalmente no último ano, mas outros serviços, como o SEO (otimização de sites para mecanismos de busca), ainda estão para dar seu salto na visão de algumas empresas.Ao apresentar um projeto de SEO, não é raro para um profissional ouvir do cliente que seu site “já é otimizado”.

Esta nomenclatura é dada frequentemente, da parte da empresa, simplesmente porque seu site está bem colocado nas buscas em alguns termos. Além disso, o serviço de SEO tem passado por uma certa popularização, e algumas técnicas de otimização (como a inclusão de alguns códigos descritivos na página, titles, metatags e coisas do gênero) difundiram-se de forma relativamente rápida no Brasil.

É importante considerar, contudo, que o SEO evolui rapidamente, e a cada dia novas técnicas e conceitos de otimização entram na cartilha dos que são realmente profissionais, demonstrando que ações pontuais (como a inclusão de alguns códigos) não dão resultados efetivos para um projeto consistente.

O SEO trabalha baseando-se em relevância de conteúdo, e tem como principal objetivo levar incremento de tráfego significativo a um website. Através do trabalho constante e que leva em consideração uma ampla gama de fatores, a otimização pode aumentar os totais de acessos em 100%, 300%, 500% e até 800%, dependendo do potencial de mercado e de cada empresa.

Dicas para saber se seu site merece um investimento de SEO

- Em sua ferramenta de Web Analytics, monitore o % de acessos ao seu site através de mecanismos de pesquisa;

- Se esse % for inferior a 70% procure um profissional da área de WebAnalytics ou SEO para fazer uma análise mais profunda, isso pode significar que você tem um grande potencial para um projeto de SEO;

- Verifique as palavras-chave que mais levam acessos ao site, se essas palavras tiverem uma ligação direta com o nome da empresa ou empreendimento, você tem bastante o que evoluir em relação a otimização para mecanismos de pesquisa;

- Caso as palavras-chave que mais levam acessos não estejam ligadas a seus produtos e negócios, então você está levando os visitantes errados ao seu site ;

- Faça pesquisas nos buscadores com palavras que não façam menção ao nome da empresa e/ou empreendimento mas que tenham ligação direta com seu produto ou serviço e veja se você esta presente na primeira pagina de resultados.

Exemplo de pesquisas para um hotel:
eventos em sao paulo
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O termo OTIMIZAÇÃO refere-se a atingir o resultado máximo que algo pode lhe proporcionar, seja em consumo, produção, venda ou performance. Um chiclete no balcão de uma loja de conveniência, um freezer de Coca-Cola gelada ao lado do caixa de supermercado, ou um site que esteja a um clique do usuário na hora certa, são alvos visando à conversão, divulgação e retorno para sua empresa e negócio quando o pensamentos e as intenções do consumidor estejam ligadas ao seu produto.

Otimização é isto. Sendo assim, otimizar um site não é incluir códigos e tags específicas nas páginas, mas entregar o resultado que o mercado permite para seu empreendimento, posicionando o seu site nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa, gerando, assim, um incremento real de acessos e consequentemente de conversão on-line, seja ela um contato, uma solicitação de orçamento, uma venda efetiva ou uma reserva.

Faça suas analises e procure um profissional qualificado.
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Fonte: Outrolado.

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