quinta-feira, 30 de abril de 2009

Engenheiros e Marketeiros

Fonte: Blog de Guerrilha.

Em 1996 a IBM desenvolveu um computador capaz de realizar 200 milhões de cálculos por segundo. Mas, na boa, ninguém se importa com isso. Eu nem sei quantos cálculos um computador faz hoje. E nem se o concorrente deles superou esta marca 1 mês depois.

O que ficou para a história e posicionou a IBM como a melhor empresa de tecnologia do mundo foi que este computador derrotou o Kasparov em um desafio de Xadrez. Traduzir a evolução técnica para algo que as pessoas entendam e sejam capazes de repassarem é fundamental (mas nem sempre tão óbvio para a cabeça dos engenheiros). Não é o que você faz, mas como você conta.

Sabendo disso a IBM vai repetir a fórmula PR Stunt de sucesso na década passada. Mas hoje em dia o que importa não é tanto a capacidade de cálculos por segundo, mas a capacidade de analisar semanticamente perguntas e fornecer respostas rápidas e precisas. Em vez de xadrez, um jogo mais simples de ser traduzido em algoritmos, o computador da IBM vai jogar “Jeopardy” (quizz-show de maior sucesso da TV americana).



Assistam o vídeo para entender que não é um desafio trivial. A evolução de fazer um computador interpretar uma pergunta com todas as suas nuances e pegadinhas (tradicionais no Jeopardy) é fantástica. Mas se um engenheiro fosse te explicar isso, você dormiria em 30 segundos.

A previsão é que o desafio aconteça em 2010 e não tenho dúvidas de que o programa vai bater recorde de audiência. Um sonho para a CBS (emissora do programa): um anunciante fazendo um jabá que levanta o Ibope em vez de derrubá-lo.

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