Seu produto ou serviço está nos pontos de venda e ao alcance do consumidor. Veja como o apoio de um bom site pode fazer a diferença na percepção do público.
Por Caroline Fülep
Que toda indústria tem que ter um site, isso todas sabem. Mas explorar de maneira objetiva e funcional todas as possibilidades do espaço virtual é tarefa que exige planejamento e muito trabalho.
O resultado final de um projeto bem feito, entretanto, é sempre visto com bons olhos: a confiança conquistada. Se o consumidor confia na sua marca, confia nos seus produtos. E assim a relação flui naturalmente. Exatamente a mesma coisa que acontece quando confiamos em alguém.
Está lançado o desafio: conquistar um consumidor diante de tantas opções nas gôndolas dos supermercados. Para diminuir essa concorrência, o seu projeto de branding (processo de controle e gestão da qualidade de todos os pontos de contato da sua marca) já deve ter previsto anteriormente que precisa se diferenciar, inovar e focar - entre outros fatores.
Com essas informações em mãos, o site pode se tornar um poderoso acesso do seu consumidor à sua marca.
Fale
Nas embalagens o espaço é restrito e a informação precisa ser muito rápida. Na internet, o espaço é todo seu. Fale mais dos benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço. Forneça informações relevantes e confiáveis de interesse do seu público em diferentes áreas. Saúde, esportes, viagens e cultura, por exemplo.
Crie um vínculo entre sua marca e esses assuntos e intensifique o processo de aproximação com o público alvo.
Mostre
Na internet, a gôndola é exclusiva e ilimitada. Depois de acessado, o site reduz drasticamente a concorrência enfrentada no ponto de venda. Explore imagens excepcionais das embalagens e fotografias profissionais dos seus produtos.
No site você pode promover a linha toda, levando o seu consumidor de um produto para o outro numa navegação agradável. Abuse (com bom senso) de todos os artifícios que possam despertar o consumo.
Mais recursos
No seu site, você pode veicular seu comercial quantas vezes quiser. Pode também criar um filme especial que não dependa de outra mídia. Pode mostrar a produção da sua indústria ou criar um ambiente virtual para interação. Tudo vai depender do seu planejamento, objetivos e quais as sensações que pretende causar no seu público.
Conte sobre a empresa
Falar da empresa, objetivamente, pode resgatar valores essenciais como a tradição ou informar sobre a tecnologia empregada. Informações relevantes sobre a origem do produto só acrescentam no processo de conquista.
Quem está na internet é para ser encontrado
Boas práticas usadas no desenvolvimento facilitam que o seu site seja encontrado (e visto) na internet. Muitas vezes isso implica em redução do uso de imagens e animações. É necessário analisar se é mais interessante atingir um público menor usando mais recursos, ou expandir para mais pessoas com algumas limitações gráficas. Converse com o seu desenvolvedor para saber mais sobre esses recursos.
Distribuição internacional
Sem nenhum custo extra sua marca estará em todos os computadores do mundo. Para isso, é preciso ser encontrada (item acima), estar disponível nos idiomas necessários e claro, ter um motivo pra tudo isso. Não adianta investir na divulgação na Tunísia se não há nenhuma possibilidade ou interesse de exportar o produto para esse país. Com tantas possibilidades muitas vezes é fácil perder o foco.
Diálogo com o consumidor
Nos modelos antigos de comunicação, este processo terminava quando a mensagem chegava ao receptor. Ex.: Seu anúncio dizia que o produto era bom e ponto final. Hoje, a mensagem volta em forma de elogio, crítica ou opinião e isso torna tudo diferente.
O consumidor cria expectativas em relação à promessa da sua marca e se ela não for cumprida, será alguém insatisfeito espalhando más notícias na velocidade que só a internet permite.
Aproveite o seu site para manter uma relação transparente e verdadeira com seu público. A internet permite esse diálogo com muita facilidade. Além disso, o monitoramento de tráfico é um artifício que só tem a acrescentar neste processo. Conheça as páginas mais visitadas e a origem dos seus visitantes, por exemplo. Use essas informações preciosas para produzir (e vender) mais e melhor.
O mundo está mudando
Por fim, o seu site permite que tudo isso seja mudado todos os dias. A internet está aí para facilitar que sua estratégia de fortalecimento da marca mude para acompanhar quem mais interessa neste processo todo: o seu consumidor final.
Fonte: Webinsider.
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