Fonte: Fábio Seixas TXT
O Twitter está crescendo no Brasil e ganhando matérias em periódicos importantes. E como em tudo que começa a cair nas graças do povo, as empresas naturalmente já voltam sua atenção.
No Twitter não seria diferente. Nos últimos meses a quantidade de empresas entrando tem crescido muito, são os Twitters Corporativos. Nada mais natural.
No entanto, tenho visto várias empresas cometendo vários erros ao conduzir sua presença no Twitter. E como responsável pelo Twitter corporativo mais seguido do Brasil, me senti na obrigação de esboçar aqui um pequeno guia de como as empresas podem utilizar bem o Twitter.
11 atitudes para uma boa presença de uma marca no Twitter:
1- Entre devagar
Esse talvez seja o erro mais comum das empresas: a tentação de entra arrebentando a boca do balão. Melhor começar devagar, aprendendo a plataforma, como as coisas funcionam, como seus usuários reagem à presença da sua marca no Twitter. Melhor entender isso com poucos seguidores do que fazer besteira com muitos.
2- Nunca seja um "Agressive Follower"
Nunca siga pessoas em grande volume (Agressive Follower) com a intenção de que essas pessoas te sigam. Isso vai contra a política de uso do Twitter e normalmente ações como essas são detectadas e as contas são suspensas. O Twitter chama isso de Spam, sendo a ação de seguir grande volume de pessoas considerada uma má prática. Leia mais sobre spam no Twitter aqui.
A melhor estratégia para arrecadar seguidores é gerar conteúdo de qualidade, que as pessoas queira dar reply ou retweet.
3- Faça broadcast
E conversaçãoTwitter é uma ferramenta de broadcast E de conversação, ou seja, além de servir para espalhar informações e novidades (broadcast) serve também para manter um diálogo entre as pessoas e a sua marca. Se você usar o Twitter só para divulgar notícias e ofertas deixará de aproveitar boa parte do que ele tem a oferecer, nesse caso entrar na conversação e engajar pessoas.
Twitter é uma ótima forma de dar personalidade à sua marca e a conversação é o caminho para isso. Mais sobre personalidade abaixo.
4- Siga quem te segue
Em se tratando do Twitter de uma empresa, é simpático que a empresa siga quem a segue. O Twitter de uma empresa tem função diferente de um Twitter pessoal. Enquanto no pessoal a principal função e permitir que você acompanhe as atualizações das pessoas que você acha interessante, no Twitter Corporativo a intenção é manter contato com o maior número de pessoas possíveis. Uma empresa não precisa, necessariamente, acompanhar pessoas que ela acha interessante. Quem gerencia o Twitter Corporativo já faz isso em sua conta pessoal.
Outro ponto importante é que o Twitter Corporativo serve como uma ferramenta de atendimento ao cliente e sendo a funcionalidade de Direct Message muito útil. E só pode mandar um Direct Message quem é seguido pelo destinatário.
Então, não há problema algum, tanto do ponto de vista de etiqueta, quanto do ponto de vista do termo de uso do Twitter, de seguir uma grande quantidade de pessoas desde que estes já sejam seus seguidores. O melhor exemplo aqui é o Twitter do Barack Obama.
Vale lembrar que o inverso nunca deve ser feito, ou seja, seguir pessoas só para que elas tenham conhecimento que sua marca está no Twitter e passem a te seguir.
5- Publique conteúdo de qualidade
O princípio básico do Twitter é seguir as contas que trazem conteúdo interessante. Ninguém quer seguir um Twitter que seja chato. Portanto, publique informações interessantes sobre a sua empresa, sobre o nicho no qual ela está inserida. Divulgue links mesmo que não sejam links apontando para o site da sua empresa. Pense que o importante é fornecer coisas interessantes aos seus seguidores.
6- Faça atendimento à cliente
SAC no Brasil é sinônimo de problema, de dor de cabeça. Basta lembrar das experiências com as empresas de celular. Eu acredito que SAC é uma excelente oportunidade de fazer marketing. Se você tem um SAC fantástico, que preza pelo excelente atendimento, o Twitter é uma ótima forma de mostrar isso para o mundo. O Twitter te dá a oportunidade de fazer um atendimento, resolver um problema, publicamente, de forma que outras pessoas podem perceber a qualidade do seu SAC mesmo não tendo precisado contacta-lo.
Mais cuidado! Seu SAC deve ser muito bom. Se seu SAC é muito ruim, melhor nem entrar no Twitter.
7- Faça promoções
O povo adora promoções, sorteios, pequenos concursos. E não preciso dizer mais nada. :)
8- Seja pessoal
Participar do Twitter cria a excelente oportunidade para você dar personalidade à sua marca. Na maioria dos casos, na cabeça das pessoas marcas são apenas marcas. Mas no fundo, marcas são pessoas, são seres humanos fazendo aquela marca acontecer. No Twitter, é possível mostrar quem são as pessoas por trás das marcas. Um ótimo exemplo? CEO da Zappos
9- Responda sempre (ou quase)
Num Twitter pessoal, é comum replies ficarem sem resposta. Já no Twitter Corporativo, é importante responder à quase todos. As pessoas precisam perceber que se elas iniciam uma conversa com aquela marca, a conversa irá adiante. Mas evite responder tweets com apenas "Ok", ou "Obrigado". Nesses casos, um Direct Message funciona melhor.
10- Ofereça conteúdo exclusivo
Porque seguir o Twitter de uma empresa? Porque aqui encontrarei coisas que não encontrarei em outro lugar. Esse é um bom apelo para conquistar seguidores fieis.
11- Escute e aprenda
O que de melhor podemos tirar do contato com o público? Como podemos melhorar. Então escute e aprenda.
Quem quiser seguir essa e outras idéias, pode seguir meu Twitter pessoal: @fseixas
E quem quiser acompanhar um bom exemplo nacional de Twitter corporativo, sugiro o do @Camiseteria. :)
domingo, 21 de junho de 2009
Marcas no Twitter: Dicas de como criar e manter um Twitter Corporativo
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