Final de ano. Época de natal. Período em que comércio e indústria focam seus esforços na venda para os consumidores. Mas e a indústria de software? Neste período as empresas de software têm uma baixa considerável de suas vendas devido aos fatores do momento para a indústria e comércio. Fizemos uma lista com 7 estratégias que podem ser adotadas pelas empresas de software, para aproveitar o bom momento de Janeiro, quando o comércio a indústria tem dinheiro em caixa para investir.
1. Adaptar os sistemas para as exigências do governo. Em 2010 diversos novos ramos de atividades serão obrigados a emitir nota fiscal eletrônica, SPED-Fiscal, SPED-Contábil, PAF-ECF e CT-e. De nada adianta fazer publicidade de software no período de natal, uma vez que a atenção do comércio e indústria se volta às vendas. Devendo a empresa de software focar sua publicidade em Janeiro, que é a época em que há dinheiro no caixa para as empresas investirem. E estarão todas procurando softwares que já tenham estas obrigatoriedades do governo. Por este motivo, este tempo de baixa nas vendas, as empresas de software devem aproveitar o tempo livre para adaptarem seus softwares a estas exigências. Fazendo destas novas implantações aos sistemas, seus fatores de destaque – e porque não diferenciação – em suas publicidades.
2. Melhorar a comunicação interna e externa da empresa. Uma empresa de software deve criar novos canais de comunicação para seus públicos internos e externos. Para isso a utilização de Wikis é muita importante. Leia mais sobre isso, em outro artigo escrito por moi(sic): Aqui: http://www.outrolado.com.br/Artigos/wiki_melhorando_o_atendimento_do_publico_interno_e_externo
3. Treinamento da equipe de desenvolvimento. O aperfeiçoamento dos profissionais da empresa seja em desenvolvimento, metodologias, novas tecnologias, certificações, são importantes para a empresa de software. Por isso, beste período de baixa nas vendas, envie seu pessoal para treinamentos. Para que sua empresa esteja a todo vapor em 2010. Mas deixe seu pessoal de suporte ai, para atender no período de alta do comércio e da indústria.
4. Fazer o planejamento de 2010. Planejar é preciso. Onde você quer estar daqui a 1 ano ou anos? Sabe o que geralmente respondem? Vivos. Isso não é objetivo. Faça objetivos e trace planos estratégicos, de marketing e financeiros. Isso pode ajudar sua empresa até a conseguir um financiamento com carência e juros baixinhos. Confira os links no final destas 7 estratégias para final de ano.
5. Mudar o site de sua empresa. A Internet é uma ferramenta importante para qualquer empresa, mas principalmente para uma empresa de software, que não deve ser estático, mas adaptado com a web 2.0. E aqui inclui a estratégia de número 2. Além do mais, ano novo, site novo, principalmente com o que foi mencionado na estratégia de número 1.
6. Busque novas formas de financiar seus clientes. Quais formas de pagamento você oferece aos seus clientes? Boleto bancário, cartões de crédito, cheques, cartão BNDES, capital de giro, entre outros. Procure o gerente de seu banco e converse com ele. Vá conversar com gerentes de outros bancos e conheça o que podem fazer por sua empresa. Dê preferência aquelas formas com juros baixos, prazos longos para pagar e que possa receber a vista e não depender de ficar cobrando seus clientes.
7. O preço é o último fator de diferenciação. Qual é a estratégia mais fácil dos concorrentes copiarem? Se você disse preço acertou. Aqui vale todas as estratégias já mencionadas, principalmente a 1 e a 6.
Boas vendas em Janeiro e todo anos de 2010!
Links para a estratégia 1:
· Laboratório de Idéias. Empresa que oferece soluções para empresas de software na linguagem Delphi para NF-e, SPED-Contábil e SPED-Fiscal: www.laboratoriodeideias.info
Links para a estratégia 2:
· Artigo: Uso de wikis logo será prática nas empresas - Se você conseguir colocar em prática na sua empresa o hábito de usar wikis para colaboração e construção de conhecimento compartilhado vai ganhar um prêmio. Veja exemplos e sugira os seus. Leia mais: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/11/09/uso-de-wikis-logo-sera-pratica-nas-empresas/
Links para a estratégia 4:
- Como elaborar um plano de marketing
- Como elaborar um plano de vendas
- Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança
- Como elaborar um plano de negócio
- Como elaborar controles financeiros
- Como elaborar uma pesquisa de mercado
- Como elaborar uma estratégia de comercialização
- Como elaborar um plano de marketing
- Blog Sucesso com Software
- Endeavor
Sobre o autor: Ramos de Souza Janones é publicitário e engenheiro de software. Mantém os sites www.ramosdainformatica.com.br, www.facedelphi.com.br, www.laboratoriodeideias.info, e o blog Sucesso com Software. Autor de diversos livros sobre programação e do curso Sucesso com Software. Seu e-mail de contato é: ramos@ramosdainformatica.com.br
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