quarta-feira, 23 de abril de 2008

Estudo de casos de estratégias on-line para software

As grandes empresas de Software mostram como trabalhar a construção de suas marcas e seus produtos de forma eficaz. No curso Sucesso com Software em "Estudos de Casos e Tempestades de Idéias", apresentamos diversos estudos de casos e damos diversos exemplos de novas estratégias para software, além das já mencinadas no decorrer do curso.

A seguir algumas estratégias da Microsoft que na época que estavamos escrevendo o curso ainda não haviam sido analisadas:

A Microsoft há alguns anos vem mostrando diversas formas de trabalhar a divulgação de seus softwares pela web. Alguns exemplos:

Há pouco tempo a Microsoft fez uma campanha contra o Linux em links patrocinados do Google, Yahoo e seu próprio site de buscas. Ao digitar a palavra "Linux" ou qualquer distribuição Linux aparecia em seu resultado de busca a seguinte chamada: "Linux ou Windows, qual o melhor?". Ao clicar era redirecionado para um hotsite do Windows mostrando as diferenças entre as versões.

Um estratégia relativamente economica, altamente segmentada e que causou grandes polêmicas na época.

Há pouco mais de um ano, a Microsoft vem utilizando de Blog para divulgar seus softwares. É o Ócio 2007: http://www.ocio2007.com.br/ que tem o objetivo de divulgar o Office 2007 e o que os usuários podem fazer com o novo Office, além de diversos concursos com bons prêmios.

O vídeo a seguir a responsável pela estratégia do blog explicando a estratégia do Blog que vale a pena assistir:


Video: IT Central - Entrevista - Edição 020

Estas estratégias são estratégias fáceis de imitar e que levam pouco investimento. Estou fazendo este post para servir de novos elementos de Estudo de Casos, que o curso Sucesso com Software não abordou. A internet tem esta grande vantagem: de podermos criar boas ações com baixo investimento e um grande alcance, aumentando ainda mais as chances de vendas neste canal interessante que é a Web, de igual para igual com grandes concorrentes e, se formos mais criativos e criarmos mais facilidades e conteúdos, podemos nos destacar da concorrência e até mesmo do líder de um segmento.

Saiba mais sobre como analisar a concorrência e elaborar estratégias no curso Sucesso com Software.

Nenhum comentário: