sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Novos tempos, tempos interessantes.

Os chineses têm uma antiga frase que é considerada uma bênção e, ao mesmo tempo, uma maldição: “Que você possa viver em tempos interessantes”. Afinal, estamos vivendo tempos interessantes.

Hoje, mais que nunca, as empresas precisam de soluções para gerênciar seus negócios, tornar suas equipes mais dinâmicas, realizar um marketing mais eficiênte e com resultados mais garantidos e tudo isso faz o setor de TI se movimentar ainda mais. Não é necessário aqui dizer, mais uma vez, que o curso Sucesso com Software é indispensável neste novo tempo interessante que o mundo vem passando, estar mais preparado que seus concorrentes que não têm acesso a toda essa informação.

A principal dica que poderia dar para este final de ano, já foi dada aqui no blog, e pra Janeiro também. A principal tendência para 2009 no setor de software é a computação nas nuves, também conhecido como SaaS (Software-as-a-Service). Para o setor de marketing, principalmente o on-line, será o de e-mail marketing que é algo que dá bastante resultado, é rápído e altamente segmentado. As empresas exigirão que os softwares possam enviar e-mail marketing aos clientes cadastrados nos mais diversos tipos de filtros para alcançarem melhores resultados, com baixo custo e alta segmentação. O envio de SMS e Bluetooth marketing estarão cada vez mais em alta. Até mesmo novos sistemas de pagamento, como o pagamento pelo SMS. Aplicações mobile, mesmo com a alta do dólar para a aquisição de equipamentos, estarão em alta em 2009. Sistemas de treinamento on-line para redução de custos; o uso de GPS em novas aplicações, não apenas de logística e monitoramento mas também, para chamada de taxi e moto-taxi mais próximos seja para entrega de passageiros mas de encomendas feitas pelos próprios contratantes, sistemas de controle de conteúdo redes sociais, o uso mais frequente de aplicações com vídeo e internet. Todos com objetivos principais, seja, de redução de custos, agilidade e auxilio a atendimento de clientes e vendas e o marketing. Mas não podemos nos esquecer de novos modelos de negócios que tenham como fator diferencial o software, seja desktop, seja on-line. Porque as pessoas mudaram e estão mudando cada vez mais. Sem dúvidas um tempo interessante.

Este é um tópico apenas de reflexão. Por isso, não vou concluir nada. Sempre esperam que dê uma dica. Mas a dica mais importante está bem clara.

Nenhum comentário: